Professores das redes de ensino pública e privada escolhem obras que complementam o conteúdo de temas geográficos
Foto: Nana Sievers
Geografia é a ferramenta adequada para apontar o que anda acontecendo Terra afora
Foi-se o tempo em que assistir a uma aula de Geografia significava dar a volta aomundo atrelado a dezenas de nomes decorados (às pressas!) de cidades, rios emontanhas, sem saber direito onde ficavam os países que lhe diziam respeito - decoreba, é sabido, não faz aluno algum ganhar conhecimento, certo? Hoje, ao contrário, aula de Geografia é sinônimo de atualidade, tanto na didática quanto no tema em si, ferramenta adequada para apontar o que anda acontecendo Terraafora, seja de olho na natureza, na relação do homem com o seu habitat ou na exploração do solo, por exemplo.
"Geografia é fundamental, mas ainda há quem não perceba como ela está presente no dia a dia...", atenta a professora Adriana Gallão, do Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo. "Até quando se faz um deslocamento pela cidade, o caminho que você segue de um lugar para outro, é aplicação prática de conhecimentos geográficos". Fenômenos climáticos? Idem. E o que dizer da rua onde se vive? "É o espaço de vivência por excelência", comenta Silas Martins Junqueira, professor da rede municipal. "E trabalhar com obras que deem atenção à rua é explorar o significado daquilo que conhecemos tão bem". Ou seja: detalhar, com a ajuda da Geografia, um universo de importância vital a todos nós.
Bom de constatar é que há o que escolher entre obras que intensificam o interesse por Geografia graças a um estilo narrativo que nada tem de didático; ao contrário, é próprio da literatura. Com a experiência de Adriana e Silas, e também da colega de profissão Lisângela Kati do Nascimento, foram selecionados livros para montar uma minibiblioteca em casa - e assim cultivar diariamente a atração, entre jovens e crianças (afora os adultos, naturalmente), por uma disciplina tão afeita a provocar a curiosidade pelo mundo em que vivemos. E assim transformar cada leitor, como bem definiu Lisângela, "em um sujeito social capaz de nele intervir de maneira consciente e propositiva".
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Bom de constatar é que há o que escolher entre obras que intensificam o interesse por Geografia graças a um estilo narrativo que nada tem de didático; ao contrário, é próprio da literatura. Com a experiência de Adriana e Silas, e também da colega de profissão Lisângela Kati do Nascimento, foram selecionados livros para montar uma minibiblioteca em casa - e assim cultivar diariamente a atração, entre jovens e crianças (afora os adultos, naturalmente), por uma disciplina tão afeita a provocar a curiosidade pelo mundo em que vivemos. E assim transformar cada leitor, como bem definiu Lisângela, "em um sujeito social capaz de nele intervir de maneira consciente e propositiva".
Para ler, clique nos itens abaixo:
- 1. Nossa rua tem um problema
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Ática, integra a coleção "Boi Voador"
Indicado para: a partir de 8 anos
A mesma rua é apresentada segundo a visão de um menino e de uma menina. A interpretação é subjetiva, claro, com cada um expondo o entendimento mais íntimo sobre o que acontece ao redor. Mas, aos poucos, se descobre que há muito em comum nesses olhares...- 2. Os Meninos da Rua Paulo
Autor: Ferenc Molnár
Editora: Cosac Naify
Indicado para: a partir de 13 anos
É um clássico da literatura húngara que já ganhou fronteiras, tornando-se uma das novelas juvenis de maior público em todo o mundo. A história se passa na capital Budapeste, no final do século 19. O dia a dia da garotada de uma rua imaginária, as perdas e os ganhos de situações que os colocam em confronto com os mais velhos ou com eles mesmos. E a rua sempre funcionando como espaço de luta e poder.- 3. Se Essa Rua Fosse Minha
Autor: Bel Linares e Alcy
Editora: Saraiva
Indicado para: a partir de 8 anos
O livro traz uma série de cantigas, que permite a divulgação de trabalhos importantes sobre o folclore brasileiro e suas origens portuguesa, africana e indígena. A riqueza dos desenhos e jogos favorece a exploração do imaginário infantil, além de trabalhar com o desenvolvimento da leitura e da escrita fora da sala de aula. O livro também explora a importância dos espaços de vivência, de pertencer a um lugar. Indicado para alunos do 3º ao 4º anos.- 4. Crônicas de São Paulo
Autor: Daniel Munduruku
Editora: Callis
Indicado para: a partir de 13 anos
São dez crônicas sobre lugares de São Paulo que possuem nomes indígenas, caso de Tatuapé, Ibirapuera, Jabaquara, Guarapiranga, Butantã, Pirituba... Munduruku, que pertence a uma comunidade indígena do Pará, cria histórias e situações que podem estar na origem dos nomes de logradouros paulistanos. Exemplo? "Rio da assombração" é o significado (instigante!) de Anhangabaú. Uma rara oportunidade de conhecer o olhar indígena sobre a metrópole.- 5. Muito prazer, dona rua!
Autor: Murilo Cisalpino
Editora: Scipione
Indicado para: a partir de 8 anos
Com ilustrações de Zeflávio Teixeira, a obra é inteiramente montada em versos simples e rimados, que atraem a atenção dos mais novos sobre o lugar em que vivem, comparando, por exemplo, os hábitos dos moradores das grandes cidades.
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