quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PLANO DE AULA: O QUE É PESSOAL O QUE É COLETIVO NA ROTINA DA CRECHE creche-

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Objetivos
– Partilhar experiências e objetos próprios e dos colegas, aproximando-se de regras de convivência.
– Ter prazer e se divertir com a vivência coletiva na creche, inclusive na relação com outras crianças.
– Desenvolver, gradativamente, a autonomia em relação às regras sociais.
– Identificar e diferenciar os pertences coletivos dos individuais.Conteúdos
– Identidade.
– Autonomia.
Tempo estimado O ano todo.
Flexibilização
Para crianças com deficiência intelectual
O
trabalho com as fotos, assim como a organização dos espaços e da rotina
na creche contribuem para o desenvolvimento das crianças com
deficiência intelectual – geralmente mais lento que o dos colegas. Mas
nas deficiências menos severas as dificuldades são pouco notadas nos
primeiros anos de vida. Por isso, é muito importante contar com as
informações fornecidas pelos familiares da criança e pelos profissionais
de saúde que a acompanham. Você também deve observar e registrar os
avanços do bebê para propor os caminhos adequados ao desenvolvimento da
identidade e da autonomia. A repetição de atividades e a oferta de
fotografias e objetos que façam parte do dia a dia da criança são ações
imprescindíveis.Material necessário
Pertences
diversos individuais das crianças (como brinquedos e mochilas) e
coletivos da turma (pincéis e lápis, por exemplo). Máquina fotográfica
ou fotos das crianças feitas pelas famílias.
Desenvolvimento
1ª etapa Fotografe
a turma reunida e, depois, uma criança de cada vez. Entregue para cada
uma delas a foto individual e deixe que todas manuseiem as imagens,
emprestando a sua para os colegas. A ideia é que todos se familiarizem
uns com os outros. Em seguida, recolha as fotos e mostre-as uma a uma
para os pequenos, perguntando quem é quem. Estimule-os a apontar o
colega e repetir o nome dele. Convide todos a pegar a própria foto. Faça
cartazes com as imagens e o nome de cada um e deixe-os expostos na
sala. Chame a atenção do grupo quando alguém estiver ausente e mostre o
retrato. Repita essas situações diversas vezes.
2ª etapa Separe
um espaço na sala (podem ser prateleiras, cabides ou caixas, por
exemplo) para cada criança colocar seus objetos pessoais (como blocos de
papel, brinquedos, copos e agasalhos). Identifique cada local com a
foto e o nome dela. Explique que assim todos vão saber identificar o que
é seu e do outro. Depois, peça que coloquem seus pertences no espaço
respectivo. Em diferentes momentos, mostre os objetos no espaço
identificado e deixe que as crianças identifiquem o proprietário,
recorrendo às fotos. Use as imagens do grupo reunido para identificar
onde são guardados os objetos que são para o uso coletivo.
3ª etapa Proponha que os pequenos tragam objetos pessoais de casa, em especial os brinquedos.
Converse
com as famílias para que ajudem os filhos a escolher o que eles estejam
dispostos a emprestar para os colegas. Trabalhe com o grupo as
oportunidades de troca e a chance de pedir as coisas emprestadas para os
amigos. Converse individualmente e com o grupo sobre isso, enfatizando
por que é importante dividir e a validade de cuidar do que é do outro e
de não pegar algo que está nas mãos de alguém, enquanto isso estiver em
uso.
Avaliação
Crie
situações variadas para observar como a turma se relaciona com os
espaços, as pessoas e os objetos. Proporcione momentos que envolvam a
troca, por exemplo. Busque os avanços nas relações de respeito (pedir
emprestado, entregar e devolver), na identificação dos objetos pessoais e
dos que são de todos. É importante que os pequenos tenham se
desenvolvido em relação à autonomia tanto nas relações com outros como
no uso de objetos.

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